sábado, 16 de abril de 2011

A saga das trufas

Com a proximidade da páscoa me senti na obrigação de fazer algo com chocolate. Sempre quis fazer uma trufa perfeita e depois de assistir o workshop de chocolate que passou no programa Mais Você, dado pelo chef Flavio Federico decidi me arriscar. Felizmente as trufas foram um sucesso! Abaixo algumas dicas para quem também queira se aventurar, só um aviso, prepare-se para se sujar!
Inicialmente eu fiz o recheio da trufa, usando leite condensado e creme de leite, a proporção é aproximadamente  2 latas de leite condensado para 2/3 de caixinha de creme de leite, levei esta mistura ao fogo baixo, mexendo sempre, até ver que este creme começava a desgrudar levemente do fundo da panela. Esperei esfriar, para só então usar.
Em seguida em ralei 1 kg de chocolate meio amargo
e  levei ao microondas para derreter. Após verti o chocolate sobre o mármore espalhando-o com uma espátula, para esfriá-lo, este processo é conhecido como temperagem do chocolate e é fundamental para que  ele não derreta depois de pronto.

O próximo passo foi encher as forminhas com o chocolate, e "esvaziá-las" para que restasse apenas uma casca dentro das formas, as quais devem ser levadas ao congelador por aproximadamente 5 minutos com a abertura virada para baixo, para que o chocolate não acumule no fundo.
Depois desse tempo você deve tirar do congelador e acrescentar o seu recheio já frio (eu usei a massa de leite condensado com amêndoas, damascos e avelãs, você pode usar morangos, cerejas, nozes...) e adicionar mais chocolate derretido a fim de cobrir totalmente o recheio. Novamente as trufas devem ser levadas ao congelador, e depois de 5 minutos elas já estão prontas para serem desenformadas e embaladas (ou diretamente consumidas :p)

Caso você queira enfeitar de alguma forma suas trufas, deve colocar diretamente na forminha antes de acrescentar o chocolates derretido, no meu caso eu coloquei gliter culinário para dar um brilho, e também usei corante para chocolate misturado com chocolate branco
 (Trufas com brilho)

(Trufas "pintadas")

2 comentários:

  1. Estão com uma cara ótima *-* e atacaram minhas lombrigas. Pena não ter o dom para fazer doces. rsrs

    Está muito legal o blog guria, parabéns! Bj

    ResponderExcluir
  2. da pra fazer recheios de maracuja e com trufa de menta tbm, fica muito bom, ja fiz

    ResponderExcluir