segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bolinhos de Mel e Especiarias

Depois de algum tempo sem postar (mas não sem cozinhar...) decidi trazer ao blog uma receita de bolinhos de mel com especiarias que fiz para testar a minha nova aquisição: uma forma para mini-bolos da Nordic Ware.
Eu devo admitir que fiquei impressionada com a qualidade desta forma, ela é bastante resistente, o tipo de forma  que dura a vida inteira (inclusive a Nordic Ware oferece mesmo garantia para a vida inteira). Enfim para os apaixonados por Baking assim como eu, é um bom investimento.
Eu decidi fazer esses bolinhos pois o clima está muito frio para fazer bolos cítricos e achei que esses bolinhos iriam combinar com o clima. Eu estava certa, eles são perfeitos para se comer com um chá, seu sabor não é adocicado demais e o sabor das especiarias realmente se destaca. Eu não possuía todos os ingredientes em casa, pois isso fiz algumas adaptações. Além disso fiz uma receita dupla, o que rendeu 8 bolinhos, sendo que a forma utilizada é para 240 ml, cada cavidade. A única mudança que pretendo fazer da próxima vez é diminuir um pouco a quantidade de gengibre, e aumentar a de canela para equilibrar melhor o gosto desses ingredientes.
A receita foi extraída do ótimo Technicolor Kitchen

Bolinhos de mel e especiarias

- xícara medidora de 240ml

¼ xícara de mel
¼ xícara de glucose de milho (Karo) (usei a mesma medida de mel)
½ xícara de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
¾ xícara de leite integral
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
¼ colher (chá) de canela em pó
1/8 colher (chá) de cravo em pó
1/8 colher (chá) de pimenta-da-jamaica moída (usei pimenta do reino)
1 pitada de noz-moscada moída na hora
65g de manteiga sem sal, fria e picada
1 ovo
açúcar de confeiteiro, para servir

Pré-aqueça o forno a 180°C; unte com manteiga  e farinha 4 mini forminhas de furo central com capacidade para 1xícara cada.
Coloque o mel, a glucose de milho, o açúcar mascavo e o leite numa panelinha e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Retire do fogo e deixe amornar.
Coloque a farinha, o fermento em pó, o gengibre, a canela, o cravo, a pimenta-da-jamaica, a noz-moscada e a manteiga no processador de alimentos (ou vá desmanchando a manteiga e misturando com a mão) e processe até obter a textura de farelo de pão. Com o processador ligado, acrescente aos poucos a mistura de mel e processe até obter uma massa homogênea. Acrescente o ovo e processe por mais 1 minuto. Divida a massa entre as forminhas preparadas e asse por 30-35 minutos ou até que cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar nas formas por 10 minutos e então desenforme com bastante cuidado.  Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário