terça-feira, 12 de julho de 2011

Pizza X Calzone

Este domingo, depois de assistir um episódio de Jamie at Home, me inspirei para fazer pizza, que aliás é uma das coisas que mais gosto de fazer. No episódio ele usava um receita e com ela fazia tanto um calzone quanto uma pizza. Foi o que eu fiz, já que o molho de tomate que eu tinha preparado não era o suficiente pra fazer pizzas, a solução foi fazer uma pizza e calzones, que exigiriam menos molho.
A receita que eu utilizei foi a receita que Jamie Oliver passa durante o episódio. Essa é uma receita perfeita para fazer uma pizza bem fininha, ela fica crocante e deve ficar ainda melhor assada em pedra.

Massa de Pizza (de Jamie Oliver)

Ingredientes:
200g de semolina
800g de farinha de trigo
550 ml de água morna
1 colher de sopa de sal
4 colheres de sopa de azeite de oliva
14 g de fermento biológico seco

Preparo:
Coloque a farinha e a semolina em uma superfície plana e faça um buraco no centro da mistura. Coloque e água no centro e comece a mexer com um garfo, agregando a farinha e a semolina à água. Adicione o sal, o azeite e o fermento. Continue mexendo com o garfo, agregando a farinha das extremidades à mistura do centro. Quando toda a farinha e a semolina estiverem agregadas, comece a mexer a massa com a mão, sovando até que se torne elástica. Coloque a massa em um recipiente polvilhado com farinha e polvilhe mais um pouco de farinha sobre a massa. Deixe a massa crescer por pelo menos 45 minutos e então a molde como desejado.

*eu fiz metade da receita acima e obtive 3 calzones grandes e 1 pizza pequena.


Porém para fazer os calzones essa receita não me agradou, eu ainda prefiro uma outra receita (que eu já utilizei várias vezes) também do Jamie Oliver, que eu obtive do site La Cucinetta.

Massa de Pizza 2 (de Jamie's Italy)

Ingredientes:
100g de semolina
400g de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de sal
7g de fermento biológico seco
1/2 colher de sopa de açúcar
325ml de água

Preparo:
Misture a farinha, a semolina e o sal e faça um furo no centro. Neste centro despeje a água, o açúcar e o fermento e misture levemente com um garfo. Deixe descansar por 5 minutos e continue a misturar com um garfo até a massa ficar resistente, então sove por cerca de 10 minutos, polvilhe farinha, cubra a massa e deixe descansar por 15 minutos.

Para fazer o molho eu utilizei uma receita também do Jamie Oliver, do livro "Jamie Oliver - O Chef sem Mistérios"

Molho de Tomate Simples

1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 pimenta (chilli) vermelha pequena e seca, esmigalhada (não usei)
2 colheres de chá de óregano seco
3 latas de 400 g de tomates vermelhos italianos (eu usei cerca de 1,2 kg de tomates sem pele)
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 punhado de manjericão ou manjerona (usei manjerona)
2 ou 3 colheres de sopa de óleo de oliva extravirgem

Em uma panela frite levemente o alho com o óleo de oliva, adicione a pimenta, o orégano e os tomates. Misture com cuidado, sem quebrar os tomates, para que não soltem as sementes deixando o molho ligeiramente amargo. Leve a fervura e cozinhe e fogo brando por 1 hora. Adicione o vinagre, depois misture e pique os tomates dentro do molho. Acrescente o manjericão ou manjerona, tempere a gosto e coloque 2 a 3 colheres de sopa do seu melhor óleo de oliva.

A cobertura da minha pizza ( e recheio dos calzones) eu fiz refogando cebola, com pimentão e azeitonas e adicionando fatias de queijo provolone, mas você pode ser criativo e fazer outras coberturas/recheios.





A última foto é de uma pizza que eu fiz utilizando a massa de pizza 2, a cobertura era a mesma, porém com pimentão vermelho e mussarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário