terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pastéis de Forno para uma janta rápida

Estava precisando de alguma coisa para um lanche rápido, que exigisse pouco tempo de preparo, e me deparei com esta receita que me pareceu bastante simples, e de fato pode ser feita por qualquer um e tem um resultado bastante satisfatório. Além disso pastel é um alimento bastante versátil e democrático, afinal pode-se criar diversos recheios. O fato destes pastéis serem assados alivia a culpa de se estar comendo fritura, porém, eu garanto, não minimiza o prazer.

Pastéis de Forno
extraído de Dona Benta : Comer Bem [Edição Especial Completa]
Massa:
2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de óleo
4 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de cachaça
sal

Preparo:
Peneire a farinha e o fermento. Despeje-os numa tigela, adicione os ovos no centro, juntando a manteiga, o óleo, o leite e o sal. Misture tudo muito bem. Em seguida acrescente a cachaça e volte a misturar. Estenda a massa com um rolo sobre uma mesa polvilhada com farinha. Corte a massa em rodelas (você pode usar cortadores, aros redondos ou até mesmo improvisar e usar bocas de copos e taças para este serviço). Coloque o recheio sobre cada uma das rodelas, dobre-as e pincele a parte de cima com um ovo batido. Leve para assar e retire do forno quando estiverem corados.

O livro sugere como recheio camarão, palmito e azeitonas; carne, azeitonas e ovos; queijo....
Como eu não como carne e estava sem tempo para elaborar um recheio eu fiz de dois queijos (provolone e queijo colonial). Acredito que deva ficar ótimo com requeijão, palmito e milho também.

A receita não indica temperatura do forno, mas eu usei uma temperatura médio-alta, e também utilizei o forno pré-aquecido. Eu não controlei muito bem o relógio, mas acredito que os pastéis levaram cerca de 15 minutos no forno.
Usando um cortador redondo de 11 cm eu obtive 12 pastéis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário