quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Scones de Aveia e Mel

Scones não são exatamente comuns nas nossas terras tupiniquins, mas eu sempre ouvi falar deles e sempre tive muita curiosidade de prová-los. Para quem não conhece tratam-se de "pãezinhos" que utilizam em sua formulação fermento químico ao invés do tradicional fermento biológico, tornando o seu preparo muito mais rápido. Eu tenho que admitir que por esse motivo me tornei fã dos scones, e já selecionei mais receitas para testar, eles são uma ideia perfeita para um lanche rápido, fáceis de fazer e deliciosos.
Esses scones estão perfeitos para serem comidos num chuvoso como hoje, acompanhados de um bom chá, uma boa leitura e um cobertor.

Essa receita foi adaptada, a original pedia xarope de bordo, porém como esse é um produto bastante raro por aqui, eu utilizei mel, que casa muito bem com o sabor da aveia.
Uma amiga sugeriu acrescentar erva doce, o que deve ficar delicioso.

Scones de Aveia e Mel
Adaptados daqui

1 ¾ xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de aveia (eu utilizei flocos finos) + adicional para polvilhar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de sal
225 g de manteiga sem sal, em cubos
¼ xícara buttermilk
¼ xícara de mel
2 ovos grandes, levemente batidos
1 ovo batido com 1 colher de sopa de leite ou água, para pincelar os scones

* Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Pré-aqueça o forno a 200º C. Adicione as farinhas, a aveia, o fermento, o açúcar, o sal e a manteiga em uma tigela e com uma batedeira, ou com os dedos, misture os ingredientes, até que pareça com migalhas de pão. Adicione então os demais ingredientes e continue misturando, até obter uma massa homogênea. Se você não possuir batedeira, ou se a sua batedeira não for muito resistente você pode fazer este processo manualmente, pois a massa deve ficar um pouco pesada. Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e abra a massa, até obter uma espessura de aproximadamente 2 cm. Com a ajuda de um cortador de biscoitos, faça círculos e pincele o ovo batido sobre estes círculos, adicionando um pouco de aveia no topo. Coloque os scones em uma assadeira untada e leve ao forno por 20 a 25 minutos. Eu utilizei um cortador de 7 cm de diâmetro e obtive 22 scones. A receita que eu coloquei acima já é a metade da original, e ainda assim rendeu bastante.

Uma sugestão para servir é pincelar os scones (depois de assados) com manteiga derretida e polvilhar açúcar e canela.




Nenhum comentário:

Postar um comentário