quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Simpáticas Tortinhas de Abóbora

Eu já vi várias receitas de torta de abóbora, apesar de elas não serem muito comuns por aqui me parece que elas são bastante apreciadas pelos gringos. A maioria das receitas é bem comum, por isso essa me despertou atenção, ela apresenta uma maneira menos usual de se fazer tortinhas, que resulta em uma apresentação "simpática", que quase lembra um pastel. A massa dessas tortinhas é divina, eu não esperava tanto quando comecei a receita, o resultado realmente me surpreendeu, vou tentar criar novas tortas com base nessa massa e nesse formato. O recheio é bastante interessante, a combinação abóbora + canela também é ótima, e a calda ( que eu adaptei da receita original) dá o toque final, criando uma obra culinária de sabor divino e aconchegante.

Tortinhas de Abóbora
adaptado de Joy the Baker


Para a Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de sal
1 xícara  de manteiga sem sal, fria, cortada em cubos
1 ovo grande
2 colheres de sopa de leite
1 ovo grande (para pincelar a massa)

Para o recheio:
3 / 4 xícara de purê de abóbora (é só cozinhar a abóbora e levá-la a uma processador de alimentos)
1 ovo grande
1 / 8 colher de chá de cravo em pó
1 / 4 colher de chá de gengibre em pó
1 / 2 colher de canela
1 / 4 colher de chá de sal
1 / 3 xícara de açúcar refinado

Calda para servir:

1 xícara de açúcar de confeiteiro
2 a 3 colheres de sopa de leite
canela a gosto

Preparo da massa:
Em uma tigela média, misture a farinha, açúcar e sal. Adicione a manteiga fria e misture com os dedos, até que pareça que a sua massa é composta por farelos úmidos, e grãos (de manteiga envolvidos com farinha).
Em uma tigela pequena, bata os ovos com o leite. Adicione a mistura tudo de uma vez aos ingredientes secos e mexa para se certificar de que a umidade é apresentado a todos da mistura de farinha. Limpe um balcão e polvilhe com farinha e sove a massa rapidamente sobre a bancada enfarinhada até que a massa realmente comece a se unir. Divida a massa em duas partes, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por cerca de 30 minutos.
Enquanto isso faça o recheio:
Em uma panela pequena, junte o purê de abóbora  e as especiarias e leve ao fogo médio. Retire do fogo e coloque abóbora aromatizada em uma tigela de tamanho médio. Misture o sal, ovos e açúcar e coloque na geladeira para descansar, enquanto você abre a massa.
O próximo passo é abrir metade da massa sobre a superfície enfarinhada, e cortar em quadrados, ou em retângulos do tamanho que você deseja que sejam as suas tortinhas (eu sugiro uns 7 a 10 cm). Passe o ovo batido sobre esses quadrados, em seguida repita o procedimento para a outra metade da massa. Coloque uma colher do recheio sobre metade dos quadrados, e cubra-o com outro quadrado de massa, fechando as laterais com a ponta de um garfo. 
Leve as tortinhas para refrigerar por meia hora, e em seguida as leve ao forno pré-aquecido à 180 ºC por aproximadamente 25 minutos (ou até começarem a dourar). 
Para fazer a calda, é só esquentar o leite e misturar os demais ingredientes.
Sugestão: elas devem ficar maravilhosas se servidas com sorvete


Para ouvir comendo: Young Man - Home Alone

Nenhum comentário:

Postar um comentário