domingo, 14 de agosto de 2011

Bolo de Brigadeiro e Limão Siciliano para o Dia dos Pais

No meu entendimento datas comemorativas exigem bolos especiais, não apenas aniversários, mas qualquer data a ser comemorada merece um bolo especial, não apenas pelo sabor, mas por todo o ritual do preparo do bolo, que é uma demonstração de carinho com os homenageados do dia, neste caso, os pais. Este bolo eu fiz para a sobremesa do almoço de dia dos pais que aconteceu hoje aqui em casa, e que reuniu toda a família.

A receita da massa e da cobertura são da Pamela Brandão, daqui e daqui:

Massa:

1/2 xícara (chá) de manteiga
1 xícara e meia (chá) de açúcar
6 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de Chocolate em Pó
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
Em uma batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até formar uma mistura esbranquiçada. Junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater, até obter um creme homogêneo. Adicione a farinha de trigo e o Chocolate em Pó, aos poucos, intercalando com o leite e misture. Por último, junte o fermento e as claras batidas em neve, misturando delicadamente. Despeje em duas formas redondas, untada e polvilhada, e leve para assar em forno médio (180 °C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Desenforme o bolo ainda quente e reserve.
Eu fiz o dobro da receita acima, e usei duas formas de 25 cm, enchi uma forma com 1/3 da massa, e a outra com 2/3. Depois de frio eu cortei pela metade apenas o bolo que foi feito com 2/3 da massa. O meu tempo de forno foi de aproximadamente 40 minutos.

Cobertura:

2/3 xícara de açucar
1/3 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara de leite
1 xícara de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de chocolate meio amargo, derretido

Coloque numa panela o açúcar, a farinha, o chocolate me pó, o sal e o leite e deixe ferver, mexendo sempre. Ferva por 1 minuto ou até engrossar (ele deve ficar com a aparência de um mingau espesso). Retire do fogo e passe o glacê numa peneira. Leve para esfriar na geladeira
Enquanto isso bata a manteiga até ficar cremosa, cerca de 1 minuto. Acrescente o “mingau” de chocolate e misture até incorporar, cerca de 1 minuto. Acrescente o chocolate derretido e bata até ficar cremoso e fofo, cerca de 2 minutos. Cubra o bolo com o glacê com a ajuda de um saco de confeitar ou com uma espátula. O chocolate derretido não deve ser misturado muito quente, pois ele irá derreter a manteiga.

Recheio 1 (Brigadeiro Gourmet):

2 latas de leite condensado
1 xícara de chocolate meio amargo ralado
1 colher de sopa de manteiga

Leve todos os ingredientes ao fogo, e após atingir a fervura diminua o fogo e continue mexendo até desgrudar da panela.

Recheio 2  (Brigadeiro de Limão Siciliano):

2 latas de leite condensado
90 g de chocolate branco
raspas de 1 limão siciliano
suco de 1 limão siciliano

Leve todos os ingredientes ao fogo, e após atingir a fervura diminua o fogo e continue mexendo até desgrudar da panela.


Para escutar comendo: Peter Katz - Son

Um comentário: